top of page

Post

REP Bloqueado

Atualizado: 31 de jul. de 2022

No momento em que o relógio de ponto REP é bloqueado o mesmo fica sem operação, isso impossibilita o registro das marcações de ponto dos funcionários causando acumulo de trabalhos para o setor de pessoal e mudanças nas rotinas da empresa.

É normal um relógio de ponto bloquear? Por quê? Como resolver isso?

Em alguns casos é colocado em Check a qualidade do REP Relógio Eletrônico de Ponto, a marca e o próprio fabricante e por tabela a revenda que indicou e intermediou a compra. No entanto o bloqueio do relógio de ponto digital, eletrônico, relógio de ponto biométrico, seja qual for equipamento de ponto que deve atender as portarias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), hoje Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e Inmetro, foram previstos no seu desenvolvimento.


Veja:


Por esse motivo, todos os relógios eletrônicos de ponto (REP) que são homologados pelo MTE/MTP e certificado INMETRO eventualmente pode bloquear.


Motivos do bloqueio dos relógios de ponto

O bloqueio é um dispositivo de segurança contra fraude previsto na portaria 1510/2009 do MTE e aprimorado na portaria 595/2013 do Inmetro.

Esses bloqueios ocorrem nas tentativas de fraude, violação do relógio de ponto e quando existe falta ou oscilação de energia.


Como evitar o bloqueio dos relógios de ponto?

No caso de violação do REP, geralmente ocorre pelos próprios funcionários ou terceiros. Isso pode ocorrer pelos mais diversos motivos:

Deixar o equipamento inoperante, insatisfação com a empresa, algum funcionário mal intencionado querer violar o equipamento para alterar configurações, motivação não faltam e a forma de inibir é instalando câmeras para acompanhar as imagens quando a violação ocorrer, de posse do material provando o ocorrido aplicar as punições que a CLT permite. Porém esse é o motivo mais raro do bloqueio

O motivo mais comum do relógio de ponto bloquear é pelas oscilações de energia ou pela falta da mesma. No universo de REP no mercado temos várias marcas, mais e menos sensíveis as essas oscilações elétricas. Porém entre todas as marcas a forma mais comum de resolver esse problema é trocando a bateria interna do REP e colocando um nobreak no REP, o nobreak específico da marca do REP, isso precisa ser consultado com o revendedor ou fabricante da marca. Clique aqui


Como desbloquear o relógio de Ponto?

Por determinação das portarias, toda intervenção nas placas e memórias dos REP`S somente o fabricante poderá ter acesso assim como nos sistemas controladores e de configuração dos relógios eletrônicos de ponto - REP.

Porém o consumidor final não tem acesso aos serviços prestados pelos fabricantes, o acesso somente por intermédio de revendas autorizadas.

As revendas tem acesso em algumas funcionalidades dos controladores, como exemplo o painel de desbloqueio. Esse serviço foi disponibilizado as revendas viabilizar os atendimentos afim de agilizar o atendimento do cliente e diminuir o tempo de resposta. Devo salientar que por se tratar de serviço existe um custo que varia de acordo com as regras de atendimento de cada revenda.




Posts recentes

Ver tudo

コメント


bottom of page