No momento em que o relógio de ponto REP é bloqueado o mesmo fica sem operação, isso impossibilita o registro das marcações de ponto dos funcionários causando acumulo de trabalhos para o setor de pessoal e mudanças nas rotinas da empresa.
É normal um relógio de ponto bloquear? Por quê? Como resolver isso?

Em alguns casos é colocado em Check a qualidade do REP Relógio Eletrônico de Ponto, a marca e o próprio fabricante e por tabela a revenda que indicou e intermediou a compra. No entanto o bloqueio do relógio de ponto digital, eletrônico, relógio de ponto biométrico, seja qual for equipamento de ponto que deve atender as portarias do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), hoje Ministério do Trabalho e Previdência (MTP) e Inmetro, foram previstos no seu desenvolvimento.
Veja:
A Portaria n.º 595, de 05 de dezembro de 2013 do INMETRO (Veta os itens 5.2.6.2 e 5.2.17).
Por esse motivo, todos os relógios eletrônicos de ponto (REP) que são homologados pelo MTE/MTP e certificado INMETRO eventualmente pode bloquear.
Motivos do bloqueio dos relógios de ponto
O bloqueio é um dispositivo de segurança contra fraude previsto na portaria 1510/2009 do MTE e aprimorado na portaria 595/2013 do Inmetro.
Esses bloqueios ocorrem nas tentativas de fraude, violação do relógio de ponto e quando existe falta ou oscilação de energia.
Como evitar o bloqueio dos relógios de ponto?
No caso de violação do REP, geralmente ocorre pelos próprios funcionários ou terceiros. Isso pode ocorrer pelos mais diversos motivos:
Deixar o equipamento inoperante, insatisfação com a empresa, algum funcionário mal intencionado querer violar o equipamento para alterar configurações, motivação não faltam e a forma de inibir é instalando câmeras para acompanhar as imagens quando a violação ocorrer, de posse do material provando o ocorrido aplicar as punições que a CLT permite. Porém esse é o motivo mais raro do bloqueio
O motivo mais comum do relógio de ponto bloquear é pelas oscilações de energia ou pela falta da mesma. No universo de REP no mercado temos várias marcas, mais e menos sensíveis as essas oscilações elétricas. Porém entre todas as marcas a forma mais comum de resolver esse problema é trocando a bateria interna do REP e colocando um nobreak no REP, o nobreak específico da marca do REP, isso precisa ser consultado com o revendedor ou fabricante da marca. Clique aqui
Como desbloquear o relógio de Ponto?
Por determinação das portarias, toda intervenção nas placas e memórias dos REP`S somente o fabricante poderá ter acesso assim como nos sistemas controladores e de configuração dos relógios eletrônicos de ponto - REP.
Porém o consumidor final não tem acesso aos serviços prestados pelos fabricantes, o acesso somente por intermédio de revendas autorizadas.
As revendas tem acesso em algumas funcionalidades dos controladores, como exemplo o painel de desbloqueio. Esse serviço foi disponibilizado as revendas viabilizar os atendimentos afim de agilizar o atendimento do cliente e diminuir o tempo de resposta. Devo salientar que por se tratar de serviço existe um custo que varia de acordo com as regras de atendimento de cada revenda.